terça-feira, 7 de maio de 2013

Qual é o país do futebol?


Um novo estudo foi divulgado mês passado afirmando que o Flamengo é o time com mais torcedores no Brasil.

O relatório afirma que 16,8% dos entrevistados são fãs do Flamengo, enquanto Corinthians tem apoio de 14,6%. As equipes próximas e melhor colocadas são, São Paulo, com 8,1% e Vasco com 5% das preferências.

O primeiro ponto a chamar a atenção nessa pesquisa, como não poderia deixar de ser, é a virtual consolidação das três maiores torcidas nacionais. Todas elas têm torcedores em bom número em todas as regiões brasileiras e se distanciam das demais, mesmo a torcida do São Paulo na terceira posição. O estreitamento da diferença entre as torcidas de Flamengo e Corinthians confirma outros resultados dos últimos anos e aponta um crescimento da torcida corintiana. Apontar crescimento não significa, necessariamente, que vá ultrapassar, o que dependeria, por exemplo, de alguns anos seguidos de más campanhas do Flamengo. O impacto das conquistas do Corinthians em 2012, desde que o time mantenha uma regularidade de boas performances, será visível somente a, partir de 2016, talvez 2017.

Contrariando resultados de todas as pesquisas nacionais nos últimos anos, pelo menos, a pesquisa Pluri Stochos mostra a torcida do Vasco à frente da torcida do Palmeiras, embora a diferença seja de um décimo de ponto. Mas enfim...

O ponto em que quero chegar é o seguinte. O que esse estudo não define, é o significado de torcedor. (O relatório diz que os entrevistados manifestaram preferência por uma equipe, mas ele também repetidamente fala de torcidas, ou fãs.)

Para mim, um fã ou torcedor é alguém que segue a sua equipe e participa das atividades do clube. Que vai desde os fanáticos que só faltam morrer para comprar ingressos antecipados, até os que vão para um jogo ruim, comprar uma camiseta ou um calendário, ou contribuir de alguma outra forma para a receita da equipe e bem-estar, mesmo que seja apenas comentando em redes sociais ou a compra de um pacote de pay-per-view. (Nem todos os torcedores vivem perto o suficiente para ser capaz de ir a todos os jogos.) Mas, vejo muitos “modinhas” passeando por aí.

A pesquisa, aponta que 25% das pessoas quastionadas disseram não acompanhar o futebol. Esse é um número muito questionável para um país que quer ser chamado de país do futebol.

Usando mesmo caminho, é claro que o Flamengo ou Corinthians tem uma torcida enorme, mas não chega a 30 milhões de fãs que supostamente teriam, segundo a pesquisa. Muita gente, por não acompanhar, tendem a optar por times de massa na hora da resposta.

Por exemplo, cerca de 8.000 pessoas compareceram para ver o Flamengo nos últimos jogos do Campeonato Carioca desse ano. Isso é 8.000 pessoas em uma cidade de cerca de 8 milhões. Ou 2-em-2000 pessoas.


Torcida do Borussia Dortmund.
Compare isso ao Borussia Dortmund, clube que vai disputar o título da Champions com o Bayern de Munique no dia 25 de maio em Wembley. O "submarino amarelo", como é chamado, é o time com mais torcedores na Europa. Sua média é de 78.000 torcedores por jogo, em uma cidade de 600 mil pessoas. Isso significa que 1 em cada 6 habitantes locais vão animar e torcer como loucos por sua equipe. Em outras palavras, eles têm 333 vezes mais FÃS ou Torcedores do que o Flamengo.

Escudo do Hibernian


















Uma história semelhante em outro lugar. E a história do “todo poderoso” Hibernian, que que figura em nono na liga escocesa. O torcedores estão com média de 9.000 por jogo. Edimburgo, capital e subdivisão da Escócia, no Reino Unido, possui uma população de 450.000 habitantes. Então, é um a cada 50 pessoas em Edimburgo só pra ver e prestigiar os Hibees. 




Portanto, posso concluir, que estudos como este, devem ser tratados com uma pitada maciça de sal e pensamentos criticos. Saber onde, como e com quem foi feito.

A verdadeira notícia? Sim, é essa: Que no “Pais do futebol” que seria o nosso, a maior torcida, com 25%, é a que não gosta de futebol. Infelizmente.

David Tavares,

Abs.

Um comentário:

  1. Ahh se as torcidas futebolísticas, crescessem só por causa de títulos... A do Internacional e Santos, seriam as maiores!

    ResponderExcluir