sábado, 25 de maio de 2013

Raio-X dos 20 times da série A do Brasileirão 2013.


Enfim começou o Brasileirão 2013. Um dos melhores e mais disputados campeonatos de todo mundo. A cada dia que passa a competição fica mais emocionante e atrai olhos do mundo todo. E como não poderia ser diferente, eu, fiz uma análise com base em dados, estatísticas e claro, minha humilde opinião. Portanto, se você gosta de futebol e vai acompanhar o campeonato brasileiro de pertinho, antes veja tudo aqui.

Para ficar organizado e de fácil acesso separei os clubes por suas regiões. Aproveite e fique por dentro de tudo sobre os 20 times que disputarão a série A do BR 2013. Vamos lá.


ESTADO DO RIO DE JANEIRO.


Flamengo
2013 é o ano muito importante para o Flamengo. Ano de reformulação, dentro e fora de campo.Depois da mudança na presidência, a ordem agora é economizar. Com isso, assumiu Jorginho, ex-jogador do clube, assumiu o time e espera repetir o bom brasileiro que fez no Figueirense, em 2011. O time atual tem Hernane, que começou o ano fazendo gol “à torto e a direito” no Carioca, mas que terá o recém-contratado Marcelo Moreno como uma baita sombra. Rafinha, Rodolfo e Gabriel são jovens com muito valor e podem desencantar de vez. Elias, Léo Moura e Renato Abreu formam uma base que podem passar toda experiência para os mais jovens. Só falta Carlos Eduardo “chegar de verdade” e ter uma sequência. O jovem jogador, que é principal contratação do clube até o momento para essa temporada, ainda está devendo. Jogo é o que não vai faltar, para o CE10 provar porque foi contratado.


Fluminense
O Fluminense sempre é uma incógnita. Time que foi campeão em 2010 e 2012 e 3º colocado em 2011, o Tricolor aposta num elenco repleto de boas opções para fazer mais um bom campeonato. No papel é um dos melhores. Fred, artilheiro e capitão da equipe, pouco fez esse ano por conta das sucessíveis lesões. Jogadores como Wellington Nem (que o ano nunca chega) e Thiago Neves (que não consegue render o esperado desde que foi recontratado) também não tiveram sequência. Sem contar o Deco, que além de lesionado, foi pego no antidoping e pode se complicar. Em contra-partida, três jogadores ganharam espaço e se destacam: o meia Wagner, além dos atacantes Rhayner e Rafael Sóbis, que tem feito bastante gol. Não digo campeão, mas libertadores..



Vasco
No Vasco da Gama a coisa está feia. Pelo menos na teoria, é um sério candidato a passar aquela vergonha de tempos atrás. Apesar de ter chegado aos trancos e barrancos na final da taça Guanabara, foi mais uma vez vice para o Fluminense. Na taça Rio, nem precisa comentar. O time está sem jogar uma partida oficial desde 20 de abril. De lá pra cá, treino, amistosos.. A grande perda foi o zagueiro Dedé, até então melhor jogador que se transferiu para o Cruzeiro. Tem também Carlos Alberto, pego no antidoping e Bernardo, que operou o joelho e só volta no fim do ano. Poucos são os destaques desse time. Paulo Autuori terá que fazer milagre e unir o grupo. Tenório, equatoriano e que sabe fazer gol, é a esperança no ataque, mas pode sair. Para fazer dupla com o "demolidor", André. O atacante, que vem muito mal no Santos, chega por empréstimo até o fim do ano. O Vasco vai precisar de união.

Botafogo.

Atualmente o melhor do Rio e campeão estadual, o Botafogo chega forte para esse Brasileirão. Um time bem entrosado, ofensivo e com um elenco repleto de boas opções. Oswaldo de Oliveira deixou de ser vaiado e montou um time interessante, com destaque para o meio de campo: Marcelo Mattos e Gabriel fazem uma ótima dupla de volantes. No meio, Fellype Gabriel, embora pouco reconhecido por isso, é o cara que da um “gás” maior. O uruguaio Lodeiro começou o ano muito bem e tem tudo para ser um dos nomes da equipe. E claro, pra comandar o time, Seedorf. O holandês de 37 anos continua jogando com muita categoria e após a conquista do Cariocão, prometeu que o time não vai parar só nesse título.






ESTADO DE SÃO PAULO.
 
Corinthians



Último campeão da Libertadores, Mundial e do Paulistão. O Corinthians está num momento mais que incrível. E é um dos candidatos ao título Brasileiro. Tite manteve a ótima base do ano passado e com a chegada de algumas peças, deixou a equipe ainda mais competitiva. Renato Augusto fez ótimo começo de temporada. Mesmo lesionado, o meia pode ser importante numa competição longa e cansativa. E no ataque, Alexandre Pato. O camisa 7 não é titular absoluto ainda, mas junto com Paolo Guerrero será o responsável pelos gols da equipe. Sem falar no Emerson Sheilk que é uma das melhores peças do time. Um belo elenco. Timão!




Santos
Provavelmente sem Neymar o Santos vai para mais um Brasileirão. O peixe foi finalista do Paulistão pela quinta vez consecutiva, dessa vez, perdeu para o Corinthians. O clube da Baixada Santista não tem um time para ser campeão, ainda se venda do craque Neymar para o Barcelona se concretizar. Se o Santos não contratar mais um jogador de peso, tudo vai cai nas costas de outro baita jogador da equipe, o argentino Montillo. Mas até o momento o meia não é nem de longe aquele jogador do Cruzeiro e com isso, parte da torcida perdeu a paciência com ele. Cícero, polivalente desde os tempos de Figueirense, tem feito ótima temporada. A dupla de zaga é a mesma desde 2010: Durval e Edu Dracena. Durval deve sair e com isso, o setor pode ser renovado.  O Santos briga no meio da tabela.


São Paulo

Após alguns fracassos no primeiro semestre, o São Paulo agora busca foco total no BR. Eliminado precocemente do Paulistão e da Libertadores, o Tricolor busca o que seria hepta campeonato, mas precisa tirar a desconfiança da torcida, que pega no pé de Ney Franco. Apesar da lista de dispensa, o elenco é bom. Rogério Ceni deve disputar seu último Brasileirão. Luís Fabiano, é sempre perigoso, mas pode estar de saída. Jadson e Ganso são os maestros do meio de campo, que ainda conta com o voluntarioso Wellington e o ótimo Osvaldo, jogador mais regular do time esse ano. Apesar da experiência na zaga: Lúcio, Toloi e Rhodolfo, não se acertam de jeito algum. O Elenco é bom sim. E se tratando de pontos corridos, não é bom duvidar da equipe Paulista.

Ponte Preta.
 
A Ponte pode surpreender. O início de 2013 para a Macaca foi bem proveitoso: apesar de eliminada nas oitavas do Paulistão e com apenas 2 derrotas em 20 jogos, terminou como campeã do interior. Na Copa do Brasil, a equipe está na terceira fase, sem sustos. Pode não ser campeã ou chegar na Libertadores, mas é bom ficar de olho. A equipe tem bons jogadores, vários experientes, como o goleiro Edson Bastos, o bom meia peruano Luís Ramirez, além do atacante William, artilheiro do estadual com 13 gols. A grande arma desse time é o entrosamento. Melhor ficar de olho. Rs.


Portugues


Já na Portuguesa a coisa é feia. O elenco é muito fraco e com poucas opções. O time é o atual campeão do Paulistão, mas da segunda divisão. Mesmo assim, conseguiu ser goleado por 7x0 em um dos jogos. Na Copa do Brasil, foi eliminado logo na primeira fase, em casa, para o Naviraiense. Corrêa e Souza, dois experientes, formam o meio de campo da equipe, que também tem o jovem Muralha (ex-Flamengo). A zaga também é experiente, formada por Moisés (ex-Cruzeiro) e Valdomiro (ex-Bahia), mas são dois jogadores lentos. Até o momento, o principal reforço é do atacante Diogo, que surgiu muito bem no clube há sete anos. Após passagens sem sucesso por Flamengo, Santos e na Grécia, ele volta para ser o principal jogador da equipe. Briga muito para não cair.




ESTADO DE MINAS GERAIS.



Atlético Mineiro
Nunca vi o Atlético tão forte e preparado para conquistar um título brasileiro. Se em 2012 o time brigou com o Fluminense até as últimas rodadas, esse ano o foco é quebrar o jejum que dura 42 anos. A base do ano passado foi mantida. Ronaldinho é o cara dessa equipe, que faz grande campanha na Libertadores e conquistou o estadual em cima do maior rival. Destaques também para Jô e Bernard que seguem em alta e agora contam com a companhia de Diego Tardelli, que continua marcando bastantes gols. Na zaga, Réver e Leonardo Silva fazem um ano impecável. O elenco é cheio de ótimas peças e conta com o Estádio Independência, que desde que foi reinaugurado, há 13 meses, o time não perdeu. São 34 partidas de invencibilidade. Fortíssimo candidato ao título.


Cruzeiro

O Cruzeiro mudou bastante em relação ao último Brasileirão. Após ver o seu maior rival brigar pelo titulo e terminar na nona colocação, a equipe acordou e contratou. Começando com Dedé. O zagueiro, foi comprado por 14 milhões de reais. Além disso, outros nomes de peso como Diego Souza e Everton Ribeiro, que buscam ocupar a lacuna deixada por Montillo. No ataque, a grande novidade é Dagoberto, que começou o ano fazendo muitos gols. Junto com Borges, espera reeditar dupla que já fez sucesso no São Paulo em outros anos. Um fator importante é a volta do Mineirão, casa da Raposa que pode ser um aliado e tanto. (Com tanto que não toque o hino do Galo). Perdeu o título do Campeonato mineiro para o Atlético Mineiro. Mas, no Brasileirão promete.



ESTADO RIO GRANDE DO SUL.


Grêmio

No Grêmio, são 17 anos sem título. O imortal, que já morreu por vezes com o passar dos anos, quer quebrar o jejum esse ano e conta com um dos melhores elencos do país. Apesar do ótimo time, os resultados são medianos: ficou de fora das finais do Gauchão e acabou eliminado nas oitavas da Libertadores. No papel é u monstro.. Jogadores como Dida, André Santos, Fabio Aurélio, Fernando, Elano e Vargas são importantes em qualquer grupo. Sem contar Zé Roberto e Barcos, principais jogadores do tricolor e que nunca fogem da responsabilidade. Será o primeiro Brasileiro do clube na nova Arena.  A verdade é que o imortal está com fome de títulos ha muito tempo.


Internacional

O Internacional não conquista o Brasileirão há 34 anos. Exatamente isso! O time sempre é um dos favoritos. Uma das atrações é Dunga, que disputará seu primeiro campeonato como treinador. E ele já começou muito bem, com o título estadual. O elenco tem grandes nomes como o zagueiro Juan, o goleador Leandro Damião, além de D'Alessandro e Forlán. Aírton e Willians são os “mordedores”. Com a chegada de uma ou duas peças, o favoritismo aumenta. O que pode ser ruim é o fato do time não contar com o Beira-Rio. Mas, uma libertadores consegue beliscar fácil.




ESTADO DO PARANÁ.
Coritiba

 

Feliz por ter sido campeão estadual o Coritiba aposta em Alex. Sim, o meia de 35 anos está jogando muita bola e será o comandante da equipe nesse Brasileirão. Artilheiro do e com nada mais nada menos que 400 gols na carreira, ele terá a companhia de Deivid, o quase gol. No meio, Lincoln e Bottinelli se destacam, mas o segundo só depois que se recuperar de grave lesão. Outro que está se recuperando e pode virar atração é o atacante Keirrison, lembram dele? Então. Já foi uma promessa do futebol brasileiro e tenta voltar aos bons tempos. O Coritiba, na minha opinião, briga no meio da tabela.




Atlético Paranaense

O Atlético pode não conquistar esse Brasileirão, mas certamente será por falta de entrosamento. Afinal, os jogadores do time principal não disputaram o estadual e sim o sub-23. Esse ano a programação foi mudada radicalmente e os atletas disputaram dezenas de amistosos e jogos-treinos. Competição mesmo, antes do Brasileirão, apenas a Copa do Brasil. A equipe não tem um grande nome, mas bons destaques: Elias e Everton fazem um bom meio de campo, que conta com o imortal Paulo Baier, maior artilheiro da era dos pontos corridos. O zagueiro Manoel e o cara da defesa. O time é fraco, tem chances de permanecer na série A. É só querer.




ESTADO DA BAHIA.



Bahia
Ano passado, o Bahia se salvou por um milagre. Escapou da série B com 47 pontos. E esse ano a situação pode ser ainda pior. Até agora o time faz péssimo 2013. Eliminado precocemente da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil. No estadual, perdeu o título para o maior rival. Além do vice, sofreu duas goleadas ridículas, por 5x1 e 7x3. Após isso, a torcida passou a não acompanhar os jogos, a diretoria dispensou dezenas de jogadores e Joel Santana, que mal havia sido contratado, foi demitido e Cristóvão Borges entrou em seu lugar. O elenco é carente e com poucos jogadores capazes de decidir. O atacante Obina começou bem a temporada, porém está machucado. Ainda assim, pode ser importante. Sinceramente, o Bahia mais uma vez briga para não cair.
Vitória


Já no Vitória o clima é outro e além disso o time é bom. Caio Júnior, mesmo com algumas críticas, levou a equipe ao título estadual e tem a disposição boas peças para o campeonato. A ideia é somar o maior número de pontos em casa e depois ver no que dá. O meio de campo tem os bons Michel e Luís Alberto, além do paraguaio Cáceres. Escudero, Renato Cajá e Vander são opções na armação e na frente, o time tem Dinei, Maxi Biancucchi e Marquinhos. O time é muito interessante. Pode dar liga.



ESTADO DE SANTA CATARINA.
 
 

Criciúma
De volta à elite após nove anos, acho eu que o Criciúma não quer fazer feio. Campeão catarinense, o time é interessante e bem ofensivo, com três atacantes. Lins é responsável pelos gols, junto com o experiente Marcel. A dupla de laterais, composta pelos rápidos Suelliton e Marlon, também é interessante. Na zaga, a experiência de Fabio Ferreira, que até o ano passado defendia as cores do Botafogo. Uma das preocupações da equipe no meu modo de ver, é Daniel Carvalho, aquele meia do “chinelinho” com passagens po Inter, Atlético-MG e Palmeiras. Isso sim preocupa.

Goiás

O campeão da Série B do ano passado. O time pelo menos parece que quer se manter na elite do Brasileirão. A base de do ano passado foi mantida e o time é interessante. Bem treinado, pode surpreender. Harlei segue no gol do esmeraldino. São 41 anos de idade e mais de 800 partidas pelo clube. Jogadores como Ernando, Valmir Lucas, Dudu Cearense, Hugo e Ramon formam a base. E para o Brasileirão, um quase reforço bem conhecido: Araújo, o maior artilheiro da história do clube, com 136 gols. O jogador de 35 anos quer provar que ainda é importante, após passagens discretas por Fluminense, Náutico e Atlético-MG. Pode na série A, mas vai lutar bastante.


ESTADO DE PERNAMBUCO.



Náutico
Por fim o Náutico. Sério candidato a segunda divisão. Além de não ter disputado a Copa do Nordeste, não chegou nem na final do estadual. Na Copa do Brasil, o vexame foi ainda maior: eliminado na primeira fase, em casa, pelo Crac. Então é foco total no Brasileirão. O elenco é limitado. Se no ano passado o ataque formado por Kieza, Rhayner e Araújo fazia sucesso, esse ano só tem Elton. O atacante tem 17 gols na temporada, mas não tem um companheiro à altura e nem um substituto. O meio de campo é recheado de jogadores experientes, como Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez e o recém-contratado Magrão (ex-Inter e Palmeiras). O grande problema é no setor defensivo, que não dá segurança. Acho que não dá, mas tudo pode acontecer.



Que comece o Brasileirão.  Boa sorte para todos e que vença o melhor!


Abs.,

David Tavares.





Fontes: GI, GE, Lancenet e Placar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário