sexta-feira, 14 de junho de 2013

Chame como quiser


Começou a copa das confederações. Oito times se enfrentarão e disputarão mais um título. Mas, por ver todas as seleções participantes e saber que cada uma delas tem um apelido, resolvi fazer um resuminho para você, dizendo o porque dos apelidos carinhosos dado pelos torcedores de cada uma delas. Vamos aqui.

Brasil

CANARINHO

O apelido da seleção brasileira nasceu depois de o Brasil perder a Copa de 1950, quando jogou de branco. Um concurso definiu a nova camisa, inspirada nas cores da bandeira nacional. O modelo escolhido era amarelo, com detalhes verdes e calção azul. Bastou para que o radialista José Geraldo de Almeida o associasse à cor de um canário.

Espanha

FÚRIA

A garra dos jogadores tornou a seleção conhecida como “Fúria”. Mas o nome nunca trouxe sorte aos espanhóis porque eles costumavam perder mesmo quando jogavam bem. Em 2004, adotaram o nome de La Roja (“a vermelha”, em espanhol), por causa da cor do uniforme, e foram campeões mundiais em 2010.



 Itália

AZZURRA

Apesar de a bandeira da Itália ser vermelha, branca e verde, a equipe joga de azul. A inspiração é o símbolo da antiga família real. A monarquia foi abolida por lá em 1946, mas a cor foi mantida. Por isso, a seleção ficou conhecida como Squadra Azzurra (“equipe azul”, em italiano).


Uruguai

CELESTE OLÍMPICA

A camisa azul-celeste do Uruguai brilhava nos anos 1920 com grandes vitórias na América do Sul. Quando a equipe ganhou também a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1924 e1928, surgiu o famoso apelido de Celeste Olímpica, reforçado coma conquista da primeira Copa do Mundo, em 1930.




México

LA TRI 

A forma como os torcedores do México chamam sua seleção tem uma inspiração bastante óbvia. A bandeira do México é verde, branca e vermelha. Ou seja, é tricolor, palavra de onde saiu o apelido.



Japão

SAMURAI BLUES

O Japão joga de azul desde que venceu a forte Suécia na Olimpíada de 1936. Desde então, a cor é associada à boa sorte. Quando usou o vermelho e o branco da bandeira nacional, os japoneses só perderam. O apelido Samurai Blues (“samurais azuis, em inglês) foi adotado há poucos anos.


 Nigéria

SUPER EAGLES

Presente no escudo nacional da Nigéria, a águia também aparece no brasão do uniforme da seleção do país africano. Não demorou para que os jogadores se tornassem os “superáguias” na visão de seus torcedores.


Taiti

TOA AITO

Na língua taitiana, o apelido significa “grandes guerreiros”. Esse nome só se popularizou de verdade no ano passado, quando a equipe da ilha localizada no Oceano Pacífico surpreendeu ao ser campeã da Oceania.




Abs.,
David Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário