quinta-feira, 27 de junho de 2013

As mais loucas superstições no futebol.

Você é do tipo que jura que a vitória do seu time depende unicamente de você estar ou não usando a sua cueca da sorte? Se sim, não se preocupe, você não é o único. A superstição faz parte do imaginário do futebol. Além de ser muito engraçado.

Há muita gente que não acredita, mas os supersticiosos têm seus rituais e segui-los é sagrado. Muitas vezes, o que significa sorte para um, é sinal de azar para outro.

Exemplo: O atacante entrar em campo com o pé direito causa muitas discussões entre torcedores, uns acreditam que a partida está perdida enquanto outros dão a vitória como certa. E não é para menos.

O curioso é que mesmo quando tudo é feito como manda o figurino da superstição, o time perde. Mas não importa, não deu certo hoje, vai dar certo no próximo jogo. No futebol é assim, só um lado sai de campo feliz.

Existe uma máxima no futebol que pode simbolizar o que estou falando. “Se macumba desse certo, Vitória x Bahia terminaria sempre empatado”.

Entre os adeptos não estão apenas os torcedores, mas também os jogadores e técnicos.

Em 1993, às vésperas do jogo decisivo contra o Uruguai, que definiria uma vaga na Copa do Mundo no ano seguinte, o ex-goleiro Barbosa foi visitar a seleção brasileira na concentração. Barbosa foi goleiro da seleção na famosa final da Copa do Mundo de 1950 e teria, juntamente com outros jogadores, falhado na final em que o Brasil perdeu o jogo por 2 a 1. O fato é que em 1993, 43 anos após do ocorrido, o goleiro Barbosa, um senhor com mais de 70 anos, foi barrado na concentração da seleção brasileira, sob o pretexto de que poderia dar azar ao time” (Jocimar Daolio em Futebol, cultura e sociedade, 2005).

O conhecimento, a fé e o uso dessas superstições dão tranquilidade e confiança aos torcedores.

Eu tenho duas. Não suporto pênaltis. Não assisto o Brasil ou meu time disputando os penais de forma alguma. Se estou em casa, desligo a televisão. Se no estádio, viro o rosto.  Só vejo o replay depois. A outra, é tomar banho antes da partida. Banho bem tomado, pois estar cheiroso é essencial.

Segue uma lista com algumas das famosas supertições do futebol:

*Torcedor, jogador ou técnico usar medalhas, colares, fitinhas, anéis, pulseiras, figas ou talismãs
*Torcedor assistir todos os jogos no mesmo lugar
*Sentar no mesmo canto do sofá
*Torcedor usar a mesma peça de roupa, sem lavar, até o último jogo do campeonato
*Não usar roupas com a cor da equipe adversária
*Assistir ao jogo sozinho
*Jogador se benzer antes do jogo ou ainda, tocar no gramado e se benzer
*Jogador beijar a bola antes da cobrança de falta ou pênaltis
*Goleiro beijar as traves
*Goleiro não sair de campo por trás das barras, mas pelas laterais
*Torcedor dar nó na camisa do clube

O futebol é motivo das maiores loucuras! Qual a sua? Veste alguma peça de roupa especial? Faz alguma coisa diferente? Diz aí.

Abs.,
David Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário