quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Do jeito que eles gostam


Mesmo jogando mal, vence. Esse é o Flamengo de Jayme de Almeida. Com algumas exceções, como no jogo contra o Botafogo, em que venceu por 4 a 0 jogando bem, o time se limita ao simples. E hoje foi assim.

Contra um Goiás sem Walter, desfalque de “peso”, o rubro-negro conseguiu uma vitória importantíssima para continuação da equipe na competição, 2 a 1, que mais parece um 3 a 0, lembrando o regulamento.

Mesmo não querendo assumir, colocou um pé na final da Copa do Brasil.

Detalhe para Jayme de Almeida. Joga simples, escala com clareza, não inventa. Está fazendo toda diferença. A diretoria acertou muito em mantê-lo no cargo.

Partida brilhante do Flamengo é raridade. Mas não importa, a vitória está chegando. E quando não tem forças, a torcida está ali. Gritando, vibrando e empurrando o time até o final, mesmo quando parece “impossível”.

Passou por Cruzeiro, Botafogo, e hoje a vítima foi o Goiás. Sei que não serão “burros” o suficiente para achar que já passaram. Não preciso lembrar de Salvador Cabañas, né? Então.

Na próxima quarta-feira o Maracanã estará pintado de vermelho e preto como de costume. Mais 90 minutos para confirmar a classificação.

Se for fácil, bem. Se difícil, melhor ainda.

É assim que eles gostam.


David Tavares

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Palpites da 30ª do Brasileirão!


A rodada deste fim de semana promete pegar fogo. O campeonato está se definindo, pelo menos no G4 e na zona de rebaixamento. Destaque para os dois clássicos da rodada, entre Botafogo x Vasco, domingo no maracanã; e o “Grenal”, também no domingo, só que no centenário.



Sem nenhum clubismo, aí estão meus palpites pra 30ª rodada do Campeonato Brasileiro:


Fluminense 2 x 1 Ponte Preta – (Sab 19/10/2013 – Maracanã)

Náutico 1 x 2 Santos - Sab 19/10/2013 – (Arena Pernambuco)

Corinthians 1 x 0 Criciúma – (Sab 19/10/2013 - Novelli Júnior)

Inter-RS 1 x 1 Grêmio – (Dom 20/10/2013 – Centenário)

Bahia 0 x 0 São Paulo – (Dom 20/10/2013 - Fonte Nova)

Goiás 1 x 2 Atlético-PR – (Dom 20/10/2013 - Serra Dourada)

Atlético-MG 2 x 2 Flamengo – (Dom 20/10/2013 – Independência)

Botafogo 1 x 1 Vasco – (Dom 20/10/2013 – Maracanã)

Coritiba 1 x 3 Cruzeiro – (Dom 20/10/2013 - Couto Pereira)

Portuguesa 1 x 2 Vitória – (Dom 20/10/2013 – Canindé)



Deixe seus comentários e seus palpites!

Abs.,
David Tavares.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Não aprendeu nada.


Não posso afirmar que o Vasco da Gama vai cair pra série B. Mas posso dizer que "provavelmente" cairá. Não pela tabela difícil, ou por qualquer outra coisa parecida. Mas sim, por não enxergar força de reação nesse elenco.

Neste momento, jogos que teoricamente seriam fáceis, parecem impossíveis. A bola não entra, jogador se machuca, o técnico não arrisca. Anão vira GIGANTE. Tudo é mais difícil.

Faltam 9 partidas para o fim do campeonato, 27 pontos em jogo. Levando em conta a proximidade dos times na tabela, poderíamos ver o Vasco na série A ano que vem.

Mas onde está a força pra ressurgir? Pouco se vê. Milagre assim, só assisti em 2009, com o Fluminense. Foi exceção.

Em 2009, a série B foi dolorida para o torcedor, era hora de recomeçar. 2014 se aproxima, o Vasco não aprendeu nada com isso e vai voltando para o mesmo lugar, infelizmente.

Quem paga é a torcida. Chora e sofre junto, mesmo sem merecer.

Mas é assim, o sentimento não pode parar.

Abs.,
David Tavares

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mesmo sem querer!



E o elevador do Flamengo sobe um pouco mais. Apesar da derrota no clássico do último domingo para o Botafogo, a vitória de hoje, contra o Bahia, levou o time a nona colocação do campeonato brasileiro.

Semanas atrás não parecia que o Flamengo almejava alguma coisa nesse campeonato, e ainda não parece. Mas mesmo “sem querer”, está ali no bolo.

O Fla venceu por 2 a 1, com gols de Paulinho, um dos melhores jogadores do Rubro-Negro, e Hernane, para não perder o costume. Já são 11 gols do Brocador no Maracanã.  Fernandão descontou para os baianos.

Jogo movimentado, corrido. Principalmente no segundo tempo.

Poucos torcedores estiveram no “maior do mundo”. Cerca de 12 mil presentes. Cantaram, vibraram e até vaiaram.

Alguns deles chegaram a criticar o Jayme de Almeida no momento em que substituiu o Elias pelo Val. Mal sabiam que foi um pedido do próprio jogador. Não procuraram entender, apenas vaiaram. Um erro.

O time da Gávea chegou aos 40 pontos, e do rebaixamento vai se livrando aos poucos. Libertadores está muito longe, mas vai que... sei lá.

O Campeonato é nivelado por baixo, mas e daí?

O Flamengo não tem nada com isso.

Pra quem “não queria nada”, estar em nono é lucro.

Abs.,
David Tavares

domingo, 13 de outubro de 2013

Preocupante!


O Botafogo arrancou uma bela vitória do Flamengo, neste domingo, depois de 13 anos sem vencer esse clássico, pelo menos no campeonato brasileiro. Resultado que colocou o Glorioso na segunda colocação da tabela.


Em clássico tudo pode acontecer, mas dessa vez o Botafogo estava mais preparado. Mesmo que não desse para perceber.

O Flamengo vem na raça, no embalo da “nação”, e até mesmo no “bom momento” que vive. Desde que Jayme de Almeida assumiu, essa é a primeira derrota da equipe rubro-negra.

O Botafogo é mais técnica, poder de decisão. Melhor fisicamente e psicologicamente, além de brigar por uma vaga na libertadores. Um time forte, com objetivos grandes, sabe o que quer. Uma vitória que não merece questionamentos.

Porém, algo me chamou a atenção junto a isso.

Em meio a tanta comemoração, euforia e gritos de vitória, percebi um amigo, botafoguense, um pouco mais centrado do que os outros, meio pensativo. O que será que passava naquela mente? Um momento único.

Curioso, como sempre, fui perguntar:

“Fulano”, porque não comemora como todo mundo? O que está fazendo parado aí?

Ele, um pouco assustado com minha cobrança, respondeu:

Estou PREOCUPADO com o Botafogo.

Sem entender direito, perguntei o motivo. A resposta dele foi objetiva:

Ganhamos hoje, mas ainda tem a Copa do Brasil, dia 23. No “mata-mata” o Flamengo é diferente. O Botafogo é o mesmo, o Fla não. Não sei não. Estou preocupado de verdade.

Respondi, cumprimentei e sai, também pensativo.

De certa forma, eu entendo o garoto. Os elencos alvinegros, anteriores a este, fizeram questão de se mostrarem inferiores aos demais, não honraram a camisa que vestiam.  Porém, faltou confiança.

O Flamengo, realmente, muda muito quando se trata de um ‘mata-mata”. A torcida empurra, vibra, grita, empolga. Tudo isso contagia quem está em campo.

No Brasileiro, as realidades são até diferentes. Um briga por libertadores, o outro não aspira grandes coisas. Opostos. Na Copa do Brasil, a coisa muda. Todos são “iguais”.

O Botafogo é muito capaz, o Fla também.

Seja como for, vale muito a preocupação do “Fulano”.

Abs.,
David Tavares



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Os incomodados que se mudem.



O Flamengo e sua mágica de transformar auxiliar-ex-jogador em técnico de respeito. Aí está Jayme de Almeida.  Cinco jogos de invencibilidade no campeonato brasileiro e um na Copa do Brasil.

Nos anos 90, Carlinhos, jogador do Flamengo entre 58 a 69,  foi muitas vezes usado como um técnico "tampão", porém, entre 91 e 93, começou a ganhar respeito ao trazer para a Gávea o troféu de campeão brasileiro em 1992, o “quinto” do Flamengo.

Em 2009, ninguém esperava.  Andrade,  que vivenciou a fase mais gloriosa do clube rubro-negro, tendo participado das conquistas da Copa Libertadores da América e da Copa Intercontinental em 1981, levou o Flamengo ao improvável título brasileiro de daquele ano.

Com a saída de Cuca do cargo, Andrade assumiu, foi efetivado e garantiu esse belo título na última rodada.

Apostar nos interinos virou moda dentro do clube, até porque, deu certo em duas oportunidades.  O acreditar tem dessas coisas.

Mesmo em ano de reestruturação, o Flamengo incomoda, sempre incomodou.

Apesar de não apresentar um futebol vistoso, tem raça, amor e paixão. E ao seu lado, quer dizer, ao entorno, está a torcida que vibra e explode o coração.

Com a vitória de hoje, o Flamengo deu um salto triplo e ganhou seis posições na tabela. É sétimo colocado pelo belo trabalho do ex-interino. Simples, objetivo e sem invenções.

Não podemos afirmar que o Jayme de Almeida terá o mesmo futuro que o Andrade ou Carlinhos, mas podemos acreditar nisso.

O time é fraco, mas na vontade incomoda. 92 foi assim, 2009 também.

O Fla está chegando,  os incomodados que se mudem.

Abs.,
David Tavares

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A cobrança funcionou!


As vaias do último sábado deram certo. Por achar que o Seedorf não merecia ser cobrado pela torcida, por tudo que fez no primeiro turno, pela liderança em campo, pela carreira brilhante, me enganei completamente. Ele acordou.

Jogou como sabe e ajudou o Botafogo como precisava. Deu passe, fez gol, alegrou.

Depois de cinco jogos sem vencer, o Glorioso voltou ao caminho das vitórias. Tudo bem que foi o Náutico, mas com a fase que se instaurava em General Severiano, até o Aparecidense assustaria.

O segundo turno do Botafogo é vergonhoso. Fez 10 pontos no total. Porém, se mantém no G4 desde o início, justamente por conta da gordura que acumulou desde então.

Mas apesar dos últimos maus resultados, o Botafogo tem gana. Ainda não desistiu de brilhar esse ano. 2013 é especial.

O holandês despertou. A cobrança, aparentemente, deu certo.  Esperamos que o time acompanhe e a torcida também.

O objetivo do clube está se cumprindo.

Ser campeão? Todo mundo quer.

Mas nas circunstâncias, libertadores é título.

Abs.,
David Tavares.









SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Foi preciso entender.



Demorou, mas entenderam. O time entendeu, Dorival entendeu, a torcida entendeu. É hora de salvar o clube, não de cobrar. Incentivar, buscar e abraçar. Isso que o time precisa.

O Vasco penou na zona de rebaixamento por 3 ou 4 rodadas, uma pressão indescritível, até para um time desse porte, mesmo já tendo passado por isso um dia.

Nessa rodada, tudo contribuiu. O São Paulo perdeu, o Náutico venceu, e melhor que isso, o Vasco fez sua parte, venceu o Internacional por 3 a 1, e se continuar fazendo, escapa do pesadelo da série B.

Ganhar o Inter era completamente possível, pelo momento do time gaúcho.  Mas também quase impossível, pelo momento cruz-maltino.

Um time sem padrão tático, sem vontade, sem raça, sem graça. Os jogadores e a torcida pareciam não ter a dimensão do que é cair para segunda divisão duas vezes em apenas cinco anos.

A vitória de hoje pode significar a arrancada para longe dessa situação, ou não. O Vasco depende apenas de si. São 8 jogos em “casa”, contando com os clássicos.

Se estavam há sete jogos sem vencer, agora estão dois sem perder. Dá para acreditar em dias melhores.

O time não se tornou melhor, mas a vontade foi maior. Isso foi nítido.

Lutaram como se devia, jogaram até o que não daria.

Venceram e venceram bem.

Parece que entenderam.

Abs,
David Tavares.