domingo, 13 de outubro de 2013

Preocupante!


O Botafogo arrancou uma bela vitória do Flamengo, neste domingo, depois de 13 anos sem vencer esse clássico, pelo menos no campeonato brasileiro. Resultado que colocou o Glorioso na segunda colocação da tabela.


Em clássico tudo pode acontecer, mas dessa vez o Botafogo estava mais preparado. Mesmo que não desse para perceber.

O Flamengo vem na raça, no embalo da “nação”, e até mesmo no “bom momento” que vive. Desde que Jayme de Almeida assumiu, essa é a primeira derrota da equipe rubro-negra.

O Botafogo é mais técnica, poder de decisão. Melhor fisicamente e psicologicamente, além de brigar por uma vaga na libertadores. Um time forte, com objetivos grandes, sabe o que quer. Uma vitória que não merece questionamentos.

Porém, algo me chamou a atenção junto a isso.

Em meio a tanta comemoração, euforia e gritos de vitória, percebi um amigo, botafoguense, um pouco mais centrado do que os outros, meio pensativo. O que será que passava naquela mente? Um momento único.

Curioso, como sempre, fui perguntar:

“Fulano”, porque não comemora como todo mundo? O que está fazendo parado aí?

Ele, um pouco assustado com minha cobrança, respondeu:

Estou PREOCUPADO com o Botafogo.

Sem entender direito, perguntei o motivo. A resposta dele foi objetiva:

Ganhamos hoje, mas ainda tem a Copa do Brasil, dia 23. No “mata-mata” o Flamengo é diferente. O Botafogo é o mesmo, o Fla não. Não sei não. Estou preocupado de verdade.

Respondi, cumprimentei e sai, também pensativo.

De certa forma, eu entendo o garoto. Os elencos alvinegros, anteriores a este, fizeram questão de se mostrarem inferiores aos demais, não honraram a camisa que vestiam.  Porém, faltou confiança.

O Flamengo, realmente, muda muito quando se trata de um ‘mata-mata”. A torcida empurra, vibra, grita, empolga. Tudo isso contagia quem está em campo.

No Brasileiro, as realidades são até diferentes. Um briga por libertadores, o outro não aspira grandes coisas. Opostos. Na Copa do Brasil, a coisa muda. Todos são “iguais”.

O Botafogo é muito capaz, o Fla também.

Seja como for, vale muito a preocupação do “Fulano”.

Abs.,
David Tavares



Nenhum comentário:

Postar um comentário