quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Preconceito burro!



A involução da sociedade me assusta. Logo o Peru, aqui tão perto, tão parecido com o povo brasileiro, em sua formação, é claro. Tinga, um jogador consagrado, negro, como a maioria dos brasileiros, sofreu mais um ato de racismo. A torcida do Real Garcilaso, que parece não conhecer a história de seu país e, muito menos, a história de seu futebol, que não é grande coisa, trouxe à tona o assunto mais desconfortável dos últimos anos, o preconceito burro.

A foto abaixo abaixo é de Teófilo Cubillas, o maior ídolo do futebol peruano. Pela seleção, Cubillas conquistou a Copa América de 1975 e participou nas Copas do Mundo de México 70, Argentina 78 e Espanha 82. Grande jogador.


Porém, os atos racistas não são exclusividade do Peru, ou da maravilhosa e voluptuosa torcida do Real Garcilaso, nem da Rússia, Espanha ou Itália. Muito menos do nosso país, que nesse momento, ferve de palavras moralistas e discursos vazios. O próprio Tinga já tinha sido alvo de uma situação semelhante, em 2005, quando jogava pelo Inter e enfrentou o Juventude em Caxias pelo Campeonato Brasileiro.

Tudo isso prova de que a estupidez é enorme, geral.

De que adianta os nossos dirigentes, presidentes e cartolas fazendo discursos totalmente vazios, abrindo faixas com palavras de ordem contra a situação, se de prática, nada fazem? Principalmente a querida Conmebol, que por vezes conviveu com esse tipo de situação, e nada fez.

Vamos ver se agora, as coisas mudam. #FechadoComOTinga

David Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário