quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Fim do mundo!


Nada demais. Pelo contrário, muito normal. A derrota do Botafogo por 1 a 0 para o Deportivo Quito, FORA de casa, é uma coisa natural na Libertadores da América. Não é pra se desesperar. É reconhecer as falhas e acertar dentro do maracanã lotado, como nos tempos áureos.

O Deportivo Quito, com o timeco que tem, conseguiu neutralizar o Botafogo, até porque, convenhamos, estava fácil. Com três volantes e um atacante imóvel,  como o Ferreyra, os equatorianos logo notaram que o Botafogo entrou pra não tomar gol.

Jogar a culpa na altitude por falta de atitude chega ser vergonhoso. Depois de 18 fora da competição, o que se espera, no mínimo, é garra, iniciativa, concentração e amor a camisa. Não foi bem assim.

1 a 0, resultado magro. Nada está perdido, nada. Pelo contrário.

O torcedor que está desesperado com esse resultado e acha que mundo acabou, não está em clima de Libertadores, desculpa.

Mas se existir alguém que me diga que o Botafogo não é favorito aqui no Brasil, com Maracanã lotado, com toque de bola e vontade, isso sim seria o fim do mundo.

Abraços, David Tavares


Twitter e Instagram: @davidltavares

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dez dados que devemos saber sobre a Libertadores



Hoje começa a COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA de 2014. E aqui vão alguns dados que todos os torcedores devem saber antes do apito inicial. 

O país com o maior número de títulos: Argentina (22). Independent (7), Boca Juniors (6), Estudiantes LP (4), River Plate (2), Racing Club (1), Argentinos Juniors (1) , Velez Sarsfield (1 ).

O maior vencedor da Copa Libertadores: Club Atlético Independiente da Argentina, com 7 títulos. O Boca Juniors são (6), Peñarol (5) e LP Alunos (4).

O clube que mais jogou na competição: Peñarol do Uruguai, será a 42º vez com a edição desse ano.

O treinador que ganhou mais vezes a Copa Libertadores : Carlos Bianchi , da Argentina, em quatro ocasiões. Com Velez Sarsfield em 1994 e Boca Juniors em 2000, 2001 e 2003. Ele foi vice-campeão em 2004.

O maior artilheiro de todos os tempos: Alberto Spencer , Equador.  Ele converteu 54 gols. Pelo Peñarol do Uruguai , marcou 48. E 6 com Barcelona SC do Equador.

Maior vitória: Foi a que aconteceu na edição de 1970: Peñarol  11 x 2 Valencia. 

O pior início na história da Copa Libertadores : aconteceu na primeira edição , em 1960. Universidade do Chile perdeu por 6-0 para o Independiente Santa Fe.

A equipe que mais participou da competição em consecutivas vezes: Nacional do Uruguai . Com a de 2014, será a 18º vez, sem interrupções. Começou em 1997 e não parou mais.

Duas vezes, na final, jogaram equipes do mesmo país: Em 2005, o São Paulo derrotou o Atlético Paranaense e em 2006, o Internacional fez o mesmo com o São Paulo. 
 
Único jogador que ganhou a Libertadores três vezes com três clubes diferentes: Vitor, brasileiro, foi consagrado com o São Paulo, em 1993, Cruzeiro em 1997, e Vasco da Gama em 1998.


Abraço, David Tavares

As informações são do site www.pasionlibertadores.com

Guerra





Hoje começa a guerra para o Botafogo! 18 anos depois de sua última participação na Libertadores da América, o Glorioso está no Equador para enfrentar o Deportivo Quito, e tentar passar pra fase de grupos. Digo tentar, porque os equatorianos são fortes no Estádio Olímpico Atahualpa e contam com a altitude.

O tempo fora da competição é uma motivação a mais para os alvinegros. Sabemos das dificuldades, das perdas. Seedorf, a maior delas. Rafael Marques, nem tanto. A aposta de gols agora está no atacante Ferreyra, vice-campeão em 2013 pelo Olimpia.

Jorge Wagner, Bollati e Airton chegam para fortalecer. Wallyson, ex-Bahia, chega pra compor. 

Foram anos de espera até este momento. A luta é grande, mas a expectativa é boa. É hora de se fechar, torcida e time, num só. Dos experientes aos mais novos. Todos, sem exceções. 

Na altitude de Quito ou no Maracanã, não importa. Mostrem ao mundo a força da estrela solitária.

Hoje é raça, coração.

É Botafogo.

David Tavares.


Sigam-me os bons!
Twitter e Instagram: @davidltavares