sexta-feira, 13 de junho de 2014

Pra ficar marcado



Há quatro anos atrás a Espanha perdia para a Suiça na estreia da Copa do Mundo da África, por 1 a 0. Mesmo assim, na mesma competição, saiu com a taça do mundo nas mãos, presa ao capitão Casillas, o mesmo que hoje contribuiu fortemente para derrota vergonhosa por 5 x 1 para Holanda. Um resultado que surpreendeu até mesmo o holandês mais otimista.

Perder faz parte do jogo, é normal, todos estão sujeitos a derrota no momento em que entram em campo, por isso o brilho do futebol. Mas hoje, porém, foi doído, histórico.  

A Holanda conseguiu neutralizar todas as jogadas dos espanhóis e melhor que isso, conseguiu fazer o que eles fizeram por anos com todos os adversários; marcou pressão, valorizou a posse de bola e quando avançou ao ataque, foi mortal. Robben, Van Persie e De Vrij marcaram os gols. Me pareceu que tudo isso foi um castigo para o pênalti mal assinalado a favor da Fúria, cobrado e convertido por Xabi Alonso.

Agora resta saber como a seleção espanhola irá reagir, como vai buscar a próxima fase. A briga pelo segundo lugar do grupo será boa com o Chile, outro que venceu hoje. O primeiro lugar, após a brilhante partida, já é da Holanda.

David Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário