terça-feira, 24 de setembro de 2013

Salve-se quem puder!


Hoje acontecerá o clássico das desconfianças. Botafogo e Flamengo se enfrentam no Maracanã, partida que coloca à prova todas as vontandes que imperam em ambos os clubes, pelo menos até o momento.

A Copa do Brasil é o caminho mais curto para a Libertadores, além disso, esse título seria uma espécie de “salvação” do ano de 2013 para os dois clubes.

O Botafogo, que vinha disputando ponto a ponto com o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, (digo “vinha”, pois a distância de oito pontos impostos pelo time mineiro desanima até o mais otimista dos alvinegros) vê nesse clássico, a esperança de ânimo para continuar brigando, em caso de vitória, é claro.

Mesmo sem um elenco ou “banco”, o Botafogo tem sido forte e vem lutando contra tudo e contra todos para conseguir o objetivo. A derrota para o Bahia no último domingo foi um caso isolado.

Já o Flamengo, que "perdeu” Mano Menezes ou foi abandonado por ele, periga pouco acima da zona de rebaixamento no Brasileirão e o “abacaxi” caiu na mão do interino Jayme de Almeida.

Agora não mais suplente, pelo menos por enquanto. É técnico. A continuidade vai depender desse e do próximo jogo. Vencendo, fica. Perdendo, um abraço.

O Flamengo tem o desfalque do Elias, mas conta com as voltas de Felipe e Léo Moura, não que isso signifique muito. O Botafogo, provavelmente, vem com força máxima, favorito.

É só o primeiro jogo, mas uma vitória é meio caminho andado.

Seria ânimo para o alvinegro ou força para o Rubro-negro.

Um jogo desconfiado, pondo a prova quem quer mais.

Essa é a hora. Salve-se quem puder!

Abs.,
David Tavares.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Não desista, Botafogo!


Não é hora de desistir, botafoguense. A competição é longa, ainda dá. Claro que foi uma vitória indiscutível do Cruzeiro. Um 3 a 0 de respeito, dentro de um Mineirão abarrotado de cruzeirenses apaixonados. Surpreso? Eu não.

Foi uma derrota absolutamente normal. O Cruzeiro é ligeiramente o melhor time do campeonato, fácil. Tem o melhor elenco, um banco de reservas lotado de ótimos jogadores e uma torcida implacável. Ainda mais dentro de casa, 84% de aproveitamento. Não é absurdo.

Claro que uma derrota sempre fere, mas não destrói. Ainda mais em pontos corridos, tem muita “água pra rolar”. 16 jogos estão em pauta, 48 pontos em jogo, basta lutar, alcançar.

Desistir agora mostraria que o Botafogo mereceu tudo o que passou nos últimos anos. E na verdade, isso não procede. É grande, é forte, é valente.

Não desista, botafoguense. Mesmo que a bola não entre, mesmo que um de seus ídolos atuais perca um pênalti, mesmo que o juiz apite contra, mesmo que o mundo conspire contra.

Essa é a hora de mostrar a que veio, não de se esconder nas lágrimas de três pontos perdidos. É hora de lutar, de se unir, vencer todas daqui pra frente. Dane-se o Cruzeiro! No final, veremos no que dá.

Use as perdas para refinar a paciência. Use as falhas para lapidar o prazer.

Talvez no final, brilhe a estrela solitária.

Não desista, Botafogo!

Abs.,
David Tavares.

domingo, 15 de setembro de 2013

Não tem culpa!


Errar é humano, repetir o erro é burrice. Mais uma vez, o goleiro Diogo Silva falha e piora a situação do Vasco no campeonato brasileiro. Dessa vez, foi contra o São Paulo.

O Vasco paga por não ter elenco, ainda mais por não ter goleiro. Perdeu o jogo de hoje por não ter qualidade alguma. Salve, Juninho.

Erraram, erraram feio, erraram muito.

Diogo Silva, um jogador que a poucos meses atrás era terceira opção e de repente, tornou-se titular.  Isso não existe nem em time amador, apesar de o Vasco parecer um.

Erros em sequência, saídas sem o mínimo de segurança e afobação fora do normal. Hoje não foi o primeiro e ao que tudo indica, não será o último.   

Respeito o Germano demais, é ídolo, mas ele não pode apoiar uma decisão como essa, que claramente não deu certo, pelo menos por enquanto. O mais leigo dos torcedores seria capaz de perceber o despreparo do Diogo. É nítido.

Mesmo não aparentando, devido a performances pífias dentro do campeonato, o Vasco é grande, não merece isso. Uma decisão assim compromete.

A culpa não é do Diogo, mas sim de quem o colocou ali.

O Vasco está onde está por decisões erradas.

Dessa vez, comprometeu.

Abs.,
David Tavares.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Aos trancos e barrancos!


Mais uma vitória do Flamengo no Maracanã, dessa vez contra o cansado Santos. Desde que o estádio foi reaberto, são quatro jogos, três vitórias e um empate. Hoje foi 2 a 1, resultado magro, mas que vale três pontos. 

Três pontos no Brasileirão 2013 valem muito. O Flamengo que beirava o local mais indesejado do campeonato, com essa vitória, se estabeleceu na “meiúca” da tabela. Um salto que muitos poderiam duvidar.

Alguns amigos, otimistas, dizem que é por conta do equilíbrio da competição, muito brigada. Eu, um pouco mais realista, digo que é por falta de qualidade, irregularidade.

No começo, 8 times eram favoritos ao título. Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Corinthians, Atlético MG, Fluminense, Internacional e Botafogo eram nomes certos.

O campeonato chegou ao returno e só Cruzeiro, Botafogo e o Grêmio parecem desejar o caneco. Os outros 12, aparentemente, desistiram. Uns brigam pra não cair e outros esperam como “dois de paus” por 2014.

O Flamengo se enquadra nos dois exemplos. Luta contra o rebaixamento e espera o ano que vem, como um vigia noturno espera pelo amanhecer. Vive uma restruturação.

Enquanto isso, vai aos trancos e barrancos. O time é fraco, mas o “maraca” ajuda.

O lugar é tão mágico, que fez Carlos Eduardo jogar e o Léo Moura marcar. Quem poderia realizar isso, a não ser o palco dos sonhos? É casamento certo, com véu e grinalda.

Tão irregular quanto o campeonato, só o Flamengo.

Favorito no meio de semana, vergonhoso no final dela.

E assim vai até 2014.

Abs.,
David Tavares.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Basta acreditar


Uma bela vitória alvinegra tomou conta da noite desta quarta-feira. Botafogo e Corinthians protagonizaram uma partida interessantíssima no Maracanã, 1 a 0, mas que vale três pontos preciosos.

Apesar da maravilhosa fase do time, a torcida não compareceu, pelo menos não em peso. 23 mil “solitários” estiveram no estádio para vibrar, gritar e empolgar o time na campanha pelo título, e até fizeram bonito. Porém, ainda é pouco pra quem está na briga pela competição nacional.

O que acontece com a torcida alvinegra? Parece não confiar, acreditar que possa chegar. Até entendo a desconfiança, os elencos passados fizeram questão de criar esse sentimento. 

Mas quando vão acreditar? O time precisa, depende.

Essa “versão” 2013 do Botafogo merece um pouco de crédito, por tudo que fez até aqui. Merece a minha e a sua confiança.

Passou por momentos difíceis como muitos, mas superou como poucos. Mesmo com salários atrasados, busca ser profissional dentro de campo. Corre, luta e resolve. São homens de verdade.

Quando o maestro Seedorf não faz a diferença, o pupilo e novo talismã Hyuri resolve. Lindo passe do Edílson e golaço do moleque. Assim deve ser até o fim.

O Botafogo briga de igual pra igual com qualquer um.

Basta a torcida acreditar.

Abs.,
David Tavares.

domingo, 8 de setembro de 2013

O dia em que a "estrela" brilhou.


No dia em que uma “estrela” tomou conta do nosso céu, aqui na terra outra “estrela” brilhou, a solitária. Esse fenômeno registrado por muitos, parecia ser o prenúncio do que estava por vir na noite deste domingo. 

O Botafogo, que está acostumado com situações adversas ao longo dos anos, não imaginava o que estava em pauta hoje. Parece que o destino está a seu favor.

Desfalcado de vários jogadores importantes, entre eles Seedorf, Lodeiro e o goleiro Jefferson, e um gol sofrido logo aos três minutos de jogo, tudo parecia se repetir. O Criciúma era melhor.

Aquela “estrela” no céu não estava lá à toa. Um motivo não definido, mas que serviria de álibi para o destino aprontar mais uma vez.

Seria uma benção do Jairzinho? Uma permissão de Garrincha, o gênio das pernas tortas? Um aval do Heleno de Freitas? Não se sabe, mas incomodou.

Tudo tem um propósito. Ainda mais para o botafoguense que espera ansioso por momentos felizes em 2013, após anos de escassez.

Mesmo com o empate do garoto Octávio o resultado era péssimo para o glorioso., já que o líder Cruzeiro havia vencido o Flamengo tempos antes.

Mas, quando parecia que a partida estava encerrada e nada poderia ser feito, nos acréscimos, aos 46, Elias marcou um golaço de voleio que deu a vitória por 2 a 1 e devolveu a esperança de alegrias ao torcedor.

Elias, Elias, Elias. Hoje foi tudo diferente.

Um golaço, iluminado.

Parece que o destino sabe o que quer.

E a “estrela” solitária brilha cada vez mais.

Abs.,
David Tavares

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Um Vasco de surpresas.


Alguém pode me explicar o que é o Vasco da Gama? Sinceramente, ainda não sei. Quando criamos esperanças, decepciona. Quando não, surpreende.

É bem verdade que Náutico “está no buraco”, vai cair, é “gato morto”. Mas o Vasco ir até lá e construir um placar de 3 a 0 em plena Arena Pernambuco? Achei demais. Não que o CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA não possa, mas o time de 2013 não poderia, surpresa.

Estranhamente o Vasco só joga bem fora de CASA. São Januário, não é de hoje, não inspira muita confiança no torcedor, apesar de ser considerado um caldeirão. A pressão da torcida parece atrapalhar ao invés de ajudar e os hóspedes, geralmente, saem sorrindo.

No jogo de hoje, um primeiro tempo bem sério, mas burocrático, não forçou. No segundo, bastou desejar um pouquinho mais e colocar Juninho em campo para deslanchar na partida.

Willie, outra boa surpresa. Como um prato de comida, agarrou a chance e ao que parece, será difícil abandoná-la. Marlone e Dakson acompanham o ritmo. Molecada corre, se doa, briga e mostra o que a maioria parece não entender . Ali está a vida deles.

Com 23 pontos, o Vasco chegou a décima colocação de um campeonato que é marcado pela irregularidade.

Domingo tem jogo contra o embalado Atlético PR em CASA, na presença da torcida vascaína, que prometeu grande público.

Pressão total em São Januário.

E sem surpresas, é claro.

Abs.,
David Tavares

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mais claro que isso, impossível.


(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O  Flamengo venceu o Vitória no Maracanã e, por enquanto, se distanciou da zona de rebaixamento. Um resultado para respirar na competição, 2 a 1.

Esse jogo era rodeado de medos e esperanças. Medo de não contar com Moreno, que foi convocado pela seleção boliviana, e esperança no Hernane, que parece alimentar a tal.

O jovem atacante jogou muito bem e marcou os dois gols da vitória. Hernane tem uma média muito boa, 0,8 gol por jogo.

Oportunista, sempre bem posicionado, não deixou a torcida sentir saudade do titular Marcelo Moreno, que não vem jogando bem.

Imagina a cabeça de Mano Menezes, que tem nas mãos um jogador “barato”, mas que vira e mexe, faz gols importantes e na outra, um jogador que foi “caro” aos cofres do clube, tem nome, mas ainda não mostrou a que veio?

A beira da dúvida, e não é para menos. Unanimidade ali, só o Elias.

Enfim, o Fla se deu bem nessa rodada, chegou aos 22 pontos e se afastou, parcialmente, do Z4. Isso que importava.

Mas que fique claro, Mano.

Hernane deu o recado.

Abs.,
David Tavares

domingo, 1 de setembro de 2013

Esse é pra esquecer


Esse final de semana foi desastroso para o futebol carioca. Se fosse possível, apagaria a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, tenho alguns pontos de vista sobre os jogos dos quatro grandes e gostaria de compartilhar com vocês. Vamos lá.



VERGONHA

Vindo de uma vitória épica contra o Cruzeiro no meio de semana, o Flamengo voltou a apresentar os velhos defeitos. A classificação para as quartas de final da Copa do Brasil pode colocar na conta da torcida. Flamengo é assim, do céu ao inferno em dois ou três dias. Neste domingo, foi ao inferno. Esse resultado mostra claramente, que esse time não representa a história gloriosa do clube. Atuações ridículas de Carlos Eduardo, Rafinha e André Santos. O Flamengo assistiu à festa, ao olé, e aos parabéns dos corintianos para o aniversariante Pato, que fez 2 gols.

FALTOU CRIATIVIDADE

Em jogo para mais de trinta mil pessoas no Maracanã, Botafogo e São Paulo ficaram devendo e não saíram do zero. Ruim para o tricolor, pior para o alvinegro que viu o Cruzeiro se isolar na liderança. Parece que a venda de Vitinho ainda incomoda, mas dizem que o Hyuri, que foi contratado junto ao Audax, está sendo trabalhado para fazer a mesma função do garoto. O que não pode é desistir. A pior parte foi o início de confusão no maracanã, e detalhe, entre a própria torcida do Botafogo. Lamentável.

O JOGO DOS GOLAÇOS

Quem assistiu a Cruzeiro 5x3 Vasco, certamente não se arrependeu. Sem dúvidas, a partida da rodada. Destaque para Lucas Silva, do time mineiro, e Willie, do cruzmaltino, que marcaram dois golaços cada um. Porém, O Vasco precisa abrir o olho. O time de Dorival ainda depende muito de Juninho Pernambucano e ainda não tem um padrão que dê segurança. Está a 4 pontos da zona de rebaixamento. O Cruzeiro é líder, merecidamente!

PREOCUPANTE

O Flu vai de mal a pior. Perdeu mais uma e não tem vislumbre de melhora. Fred se lesionou e provavelmente não joga na próxima partida, apesar de não ter feito a diferença nos últimos jogos. O tricolor permanece com 18 pontos, apenas dois acima da Portuguesa, time que abre a zona de rebaixamento. Sem contar que tem jogos a mais do que alguns de seus concorrentes contra a degola, como Criciúma, Ponte Preta, São Paulo e Náutico. Preocupante.

Abs.,
David Tavares