segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Uma matemática sem resultado


Após mais uma rodada do fraco Campeonato Brasileiro, vendo os cálculos dos matemáticos para a disputa de uma vaga na Libertadores e a briga para fugir do tão temido rebaixamento, foi possível pra perceber que, definitivamente, matemática e futebol não combinam e não podem ser colocados no mesmo saco.


Vejamos: o Fluminense tem 33% de chance de ser rebaixado e o Vasco 67%. Só que o Tricolor joga com o Atlético-MG e Bahia, que ainda correr risco de cair. Já o Vasco tem pela frente um Náutico (já rebaixado) e um Atlético-PR, que está "louco" para ver o Coritiba de novo na série B.

É claro que a situação do Fluminense, na lógica do futebol, é pior que a do Vasco, mas a “matemática" diz o contrário.

Já na briga pela libertadores, a coisa é diferente. A rodada foi ótima para o Atlético-PR, pois goleou o Náutico por 6 a 1 e levou o time aos 61 pontos, na vice-liderança e com 93% de chances de disputar a competição.

Menos mal para o Botafogo, que diminuiu a diferença na tabela para o Goiás e agora tem 49% de chances de abocanhar uma vaga após empatar no Morumbi com o São Paulo. Na próxima rodada, o alvinegro encara o Coritiba, fora de casa, enquanto o esmeraldino faz duelo direto contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Portanto, se o Botafogo vencer o Coxa, que briga pra não cair, ocupa o lugar de um dos dois, Grêmio ou Goiás. Oportunidade clara, mas a “matemática”, mais uma vez, diz que não dá.

Futebol é vida ou morte, é lutar ou definhar na mão do “inimigo”. A hora essa. Se não fez, lamente e vá para o ano que vem com mais vontade. Se ainda dá, continue até o final.

Faltam duas rodadas, “matar” ou falecer. A matemática é bem legal e útil quando se trata de esporte.

E esporte é: Vôlei, basquete, hóquei...

Futebol é outra coisa.

David Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário